quinta-feira, 16 de junho de 2011

NELSON PRETTO NO PROGRAMA APROVADOS DA REDE BAHIA - TEMA: COMPUTADORES

Câmera digital preserva tradição dos índios

Projeto desenvolvido na aldeia dos índios Kuikuro, situada no Alto Xingu


Jovens da etnia kuikuro, no Alto Xingu, registram imagens da aldeia Ipatse.
Índios ganharam um centro de documentação no Parque Indígena do Xingu.

Da Reuters .


Filmagens surgiram porque cacique Afukaká Kuikuro buscava caminhos para preservar os cantos e as danças de sua tribo (Foto: Reprodução/FunaiFilmagens)


LEIA REPORTAGEM NA ÍNTEGRA.


FONTE: CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS - EIXO 2

Com impulso da classe C, internautas residenciais chegam a 22,7 milhões

  

São Paulo - Ainda na liderança, os internautas residenciais brasileiros navegaram em média 23h51min em março, diz Ibope//NetRatings.

O número de brasileiros conectados à web a partir de suas casas aumentou chegou ao novo recorde de 22,7 milhões de usuários, 40% mais que no mesmo período do ano passado, segundo dados do Ibope//NetRatings.

Ainda na liderança em horas gastas na internet, os internautas residenciais brasileiros navegaram em média 23h51min em março - 1 hora e 27 minutos mais do que em fevereiro de 2008 e 2 horas e 56 minutos acima do tempo de março de 2007.

A média mais uma vez foi superior a de outros países medidos pelo Ibope//NetRatings, entre eles França (21h30min), Estados Unidos (20h24min), Japão (20h21min) e Alemanha (19h09min).

De acordo com o instituto de pesquisas, a entrada da classe C para a internet deve alimentar o compasso de crescimento da web residencial brasileira.

Em comparação a fevereiro, cresceu o acesso a categorias como “ocasiões especiais” (27,2%) - impulsionada pelo dia da mulher -, “educação e carreira” (13,8%), e “família e estilo de vida” (13,4%).

Comparando a março de 2007, os maiores crescimentos foram em “informações corporativas” (67%), “casa e moda” (56,9%), “viagens e turismo” (56,8%), “família e estilo de vida” (50,3%) e “educação e carreira” (49,2%).

O total de internautas – incluindo residência, trabalho, escola, cybercafé, bibliotecas, telecentros etc. - continuou estável em 40 milhões de pessoas.

FONTE: CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS - EIXO 2

Internet no Brasil chega a mais de 40 milhões de pessoas

Internet no Brasil chega a mais de 40 milhões de pessoas
Folha Online

O Brasil ultrapassou pela primeira vez na história a marca de 40 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente, como casa, trabalho, escola, cybercafés e bibliotecas. O dado, divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Ibope/NetRatings, refere-se ao primeiro trimestre deste ano.

De acordo com a pesquisa, nos primeiros três meses de 2008, 41,565 milhões de pessoas com 16 anos ou mais declararam ter acesso à internet, o maior nível atingido no Brasil desde setembro de 2000, quando a empresa começou a fazer a medição no Brasil.
Dado que o Brasil tem aproximadamente 184 milhões de habitantes, o número de internautas já equivale a 22,5% da população.

"[Os dados] refletem as políticas públicas de abertura de pontos de acesso à internet em escolas, bibliotecas, telecentros e muitos outros locais, além da avalanche de facilidades para adquirir computadores novos, como financiamentos em muitas prestações e equipamentos mais baratos por causa da concorrência entre os fabricantes de computador", afirma Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope, em nota.

Prova dessa expansão é que as vendas de computadores chegaram a 2,82 milhões de PCs no primeiro trimestre deste ano no Brasil, o equivalente a cerca de 21,5 unidades por minuto, segundo dados da consultoria IDC. Atualmente, o país é o quinto maior mercado de PCs, atrás de Estados Unidos, China, Japão e Reino Unido.

Em casa

Em maio deste ano, o número de usuários residenciais ativos --que acessam a rede ao menos uma vez por mês-- também foi recorde: chegou a 23,1 milhões de pessoas, uma alta de 29% em relação aos 17,9 milhões de maio de 2007. O número de pessoas com acesso residencial, mas que não necessariamente usaram a rede, chegou a 35,5 milhões de pessoas, afirma o Ibope.
O brasileiro se manteve em maio como o que gasta, em média, mais horas na internet --ficou 23 horas e 48 minutos conectado no mês, uma hora e um minuto do que o tempo utilizado em abril. Os países que mais se aproximaram do tempo residencial médio do internauta brasileiro foram o Japão (21h34min), a França (20h23min), os Estados Unidos (19h46min) e a Austrália (18h00min).

Mais bolo

Com esse crescimento, as empresas passam a investir mais na internet. O investimento publicitário na rede cresceu 36% no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 134,3 milhões --pela primeira vez a internet recebeu mais recursos que a TV por assinatura no país, segundo o projeto Inter-Meios, que mede o faturamento dos veículos de comunicação.

A internet foi a mídia que mais cresceu, em termos percentuais, durante o período, mas ainda tem uma participação pequena frente a outros meios. No total, durante o primeiro trimestre de 2008, a internet ficou com uma fatia de 3,24% do bolo publicitário, contra 2,84% da televisão paga e 3,19% da mídia exterior.

Segundo a publicação especializada "Meio & Mensagem", que faz o levantamento, esse índice era de 1,5% para a internet em 2003, quando o investimento em web começou a ser medido pela pesquisa. Internet no Brasil chega a mais de 40 milhões de pessoas .

FONTE: CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS - EIXO 2

quinta-feira, 9 de junho de 2011

2º ENCONTRO PRESENCIAL CURSO ELABORAÇÃO DE PROJETOS

No último dia 02 de junho foi realizado no Núcleo de Tecnologia Educacional – NTE 5 – Itabuna, o 2º Encontro Presencial do Curso Elaboração de Projetos, o qual foi marcado pelas propostas de projetos elaboradas no Eixo 1 do Curso – Projeto Integrado de Tecnologia ao Currículo!!!


Durante o Painel de Apresentações, os cursistas puderam apresentar suas ideias e também contribuir com as propostas lançadas pelos colegas da turma.

No I Momento, fez-se uma avaliação do Eixo 1 e as dificuldades encontradas pelos participantes do Curso.
No II Momento, exibimos um vídeo: Fronteiras Digitais disponível no endereço: http://www.youtube.com/watch?v=UF0p0mKXdEo, norteados pela seguinte questão:
O QUE VOCÊ COLOCARIA NUMA SALA DE AULA DO SÉCULO XXI?

No Momento III, trouxemos para discussão algumas considerações sobre a concepção de currículo, tema para este encontro.



Na oportunidade do encontro, houve um momento de Oficina Recursos Básicos do Google Docs (Turma da manhã), enquanto ferramenta pedagógica a ser integrada na sala de aula, o que trouxe algumas descobertas para o cursista.




Até breve, com o 3º Encontro- EIXO 3 – TECNOLOGIAS!!


Iara Santos





TEMAS ESTUDO EIXO 2 : CURRÍCULO